| Publicado em 16/6/2012, às 16h52 | |||||
| Última atualização em 16/6/2012, às 16h52 | |||||
welington@diariodovale.com.br Sul Fluminense Até que ponto a influência dos games na educação pode ser considerada uma atitude positiva? Apesar de seu conteúdo ser considerado por boa parte da população como uma forma de distração na educação dos jovens, os games não seriam uma forma de resposta rápida a diversas questões do cotidiano? Uma recente pesquisa divulgada nos Estados Unidos reforçou a ideia de que os jogos eletrônicos podem ser fonte de influência na educação dos jovens. O estudo foi realizado pela universidade de Vilanova e enviado à Associação Americana de Psicologia, e ele aponta que este tipo de diversão vem estimulando atitudes positivas na educação dos jovens em todas as partes do mundo. A preparação desta reportagem contou com a participação de leitores e internautas através do site do DIÁRIO DO VALE e das redes sociais, que enviaram suas opiniões, questionamentos, sugestões e críticas. Segundo especialistas, alguns conteúdos apresentados nas diversas fases desses jogos apresentam estratégias que visam o desenvolvimento intelectual tanto dos mais novos quanto dos adultos. - O conteúdo dos jogos eletrônicos mudou bastante com o passar dos anos. Pesquisadores de diversas áreas focam seu conhecimento no desenvolvimento do teor aplicado nas diversas fases apresentadas no decorrer deles -revelou a professora e pedagoga Sabrina Ferreira de Almeida. - Muitos deles apresentam conteúdos matemáticos, filosóficos e de raciocínio logico no seu desenrolar. Pesquisas de diversas áreas se dedicam diariamente a investigar os resultados positivos dos videogames. De acordo com a terapeuta ocupacional Marilene Munguba, o crescente nível intelectual dos especialistas em games estratégicos cresceu consideravelmente nos últimos anos. - Acompanhando o dia a dia de adolescentes de classes sociais diferentes nos estabelecimentos especializados em videogames observei que a principal característica despertada pelo ato de jogar é a capacidade de aprender diferentes conceitos sociais através da vivência diária do jogo- disse ela. Influência psicológica No mundo ocidental, os games sempre foram tratados como um elemento binário pelo homem pós-moderno. Em determinados momentos, a balança do lado bom ou ruim da influência deles no ambiente cultural ficou dividida - e, como tudo que gera prazer ao ser humano, eles também podem virar uma compulsão, trazendo prejuízos pessoais à pessoa. Ao mesmo tempo, porém, o lado positivo da diversão eletrônica tem sido bastante exaltado na última década, principalmente após vários estudos psicopedagógicos retratarem a importância dos jogos na educação juvenil. Para o psicólogo especializado em comportamento infantil Carlos Gustavo Mylares, os jogos sempre constituíram uma forma de atividade própria do ser humano no decorrer da história. - No decorrer da visão histórica antropológica, os jogos apresentam uma forma de atividade estabelecida como elemento sociocultural humanitário. Ao contrário de comer, dormir e trabalhar, a emoção de jogar seria uma evasão da vida real para uma esfera paralela funcional, que contraria as atividades realizadas diariamente pelo ser humano no decorrer de sua vida - pontuou. - Outra característica marcante dos jogos é o fato de as situações apresentadas no decorrer de seu desenvolvimento não serem reais, já que muitos games funcionam como escape da vida cotidiana. As situações apresentadas em um "GTA" (Grand Theft Auto) nunca serão desenvolvidas no mundo real. Ele acrescenta que as emoções do jogo provocam necessidades de ordem afetiva moldada em ações que mobilizam o indivíduo apaixonado por games em uma ocupação sócio funcional cognitiva direcionada em uma determinada forma de prazer, onde os desafios mobilizam o jogador na busca de soluções ou de adaptações a situações problemáticas ligadas ao esforço coletivo voluntário proporcionado no desenvolvimento do jogo. - O equilíbrio do lado psicológico dos games gera grande influência na vida educacional dos jovens e de todos os participantes que se interessam por esta atividade. Eles são uma forma de entretenimento doméstico que vem apresentando diariamente crescente resultados tanto nos campos qualitativos quanto quantitativos. A visão dos pais Com a crescente presença dos jogos eletrônicos no cotidiano de crianças e adolescentes, muitos pais começam a fazer uma profunda análise sobre as consequências positivas e negativas da influência desta atividade na vida de seus filhos. - Não importa se é dia ou noite, o tempo passa e eles nem percebem. A adrenalina provocada no momento da diversão é mais forte que o cansaço físico - apontou a dona de casa Silvana Lopes. A diversão por excelência dos filhos do século XXI tem sido o videogame. Os personagens invadiram o cotidiano da juventude - e de muitos adultos também - e substituíram o gosto pelas antigas aventuras de personagens clássicos dos desenhos animados. O carteiro Alexsandro Pavanelli disse que procura sempre estar atualizado sobre o conteúdo apresentado nos jogos para fazer bonito junto aos seus filhos. - No meu tempo a tecnologia apresentada nos videogames não era tão complexa como nos dias de hoje. Os meninos, quando estão jogando, falam termos em inglês que desconheço - revelou. Segundo alguns pais, a diversão ultrapassa o simples domínio da linguagem do game: muitos adolescentes acabam desenvolvendo um crescente intelecto em outras práticas culturais. - Minha filha nunca frequentou aulas de espanhol, mas, através dos jogos, já domina algumas palavras - afirmou a professora Maria do Rosário Neves. O rito de passagem da tradição de gerações é uma característica crescente no universo dos games. O proprietário de uma loja do setor localizada no Centro de Volta Redonda, Orlando Fontes, falou sobre o gosto de sua família por games. - Faço parte de uma geração que cresceu neste mundo. Antigamente eu ficava acordado durante horas na tentativa de mudar de fase em algum jogo comprado ou trocado com amigos - revelou, contando ainda que, hoje, costuma jogar em companhia dos filhos. Opinião dos leitores Seguindo o padrão de experiências positivas na área dos jogos eletrônicos, algumas escolas começam a incluir em suas pautas aulas teóricas sobre bases filosóficas dos games. A internauta de Volta Redonda Guaraciara Lopes foi uma das pessoas a deixar sua opinião sobre o tema no site do DIÁRIO DO VALE durante a semana, e contou sobre o projeto. "Existe um projeto chamado Nave, desenvolvido na Universidade Federal do Pernambuco, visando diariamente uma maior interação entre matemática, filosofia e games". O leitor Augusto César também deixou sua opinião sobre o tema. "Jogo RPG (Rolling Play Game) desde os vinte anos de idade e hoje, com quarenta, posso dizer que a influência dos games foi essencial no meu aprendizado e domínio do inglês". Ele acrescentou, ainda, que o conteúdo interativo desenvolvido nas plataformas dos jogos atuais apresenta um crescente estimulo cognitivo e psicológico para os jovens participantes destas atividades. | |||||
Blog de cunho educativo,espiritual e cultural que disponibilizará informações sobre vários temas que contribua para formação e evolução do ser humano, em especial a cultura cigana.
segunda-feira, 9 de julho de 2012
JOGOS ELETRÔNICOS / EDUCAÇÃO
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