IDENTIFICAÇÃO:
* O Projeto Conhecimento Integrado foi desenvolvido dentro de uma visão da educação voltada para integração do HOMEM consigo mesmo e depois com o todo que faz parte.
FINALIDADE:
* OBJETIVO GERAL:
Oportunizar ao educando a integração dos conteúdos programáticos nas disciplinas envolvidas (Filosofia, História, Biologia e Inglês) e nas demais áreas do conhecimento, desenvolvendo suas faculdades e qualidades formadoras do seu SER.
*OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Facilitar o intercâmbio interdisciplinar entre as diversas disciplinas envolvidas no projeto e demais áreas do conhecimento;
2. Possibilitar ao educando a compreensão dos conhecimentos das diversas áreas do conhecimento dentro de uma visão holística;
3. Desenvolver no alunado o hábito de socialização, cooperação e respeito mútuo;
4 Propiciar o desenvolvimento das mídias na prática docente e discente;
5.Desenvolver no alunado as seguintes habilidades cognitivas:observar, comparar, relacionar, descrever e concluir.
* JUSTIFICATIVA:
Há algo fundamentamente e radicalmente errado quanto à educação. Ao viajar pelo mundo notamos que estamos fabricando através da educação, um padrão de seres humanos "estéreis" e desintegrados e, quando não raro, de ações caducentes. Basta olhar para o planeta e para a humanidade e ver seu estado de confusão. Entendemos que apenas instruindo o homem fazendo-o coligir e correlacionar fatos e técnicas, estamos educando-o.Fizemos de informações, instruções, testes e diplomas critérios de educação. Sem sequer compreender que o ignorante não é o não instruído, mas sim o que não se autoconhece.
Para Pedro Demo (2005) "Mais que dominar conteúdos é mister saber pensar". É importante ensinar a pensar a enfrentar desafios internos e externos, e fazer do ato de viver a grande oportunidade para a ampliação de subsídios na investigação da própria realidade.
Assim, importa auxiliar que o HOMEM conheça sua estrutura não somente física, mas também, psíquica, moral(espiritual) e possa então, se autoconhecer, logo EDUCAR-SE.
O projeto foi desenvolvido para ser realizado nas quartas-feiras, com visitações como: locais históricos, empresas, fábricas, bibliotecas, museus, jardim zoológico, parque ecológico etc.
Cada professor dentro de sua disciplina deverá explorar o conhecimento das relações, facilitando ao educando despertar, conhecer e desenvolver um raciocínio lógico, partindo do particular para a compreensão do todo. Pois, viver é ser e estar em relação com o todo do qual faz parte.
As ações eram planejadas com a coordenação, turmas envolvidas, dia da visita, local da visita e os critérios a serem observados, anotados, filmados, fotografados.
Dentro da proposta do projeto já visitamos: Parque São Bartolomeu,Jardim Zoobotânico Jetúlio Vargas, e alguns fortes de Salvador, vivemos experiências fantárticas, aulas de campo fora do tradicional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Venha interagir conosco!!!