domingo, 1 de julho de 2012

PROJETO CONHECIMENTO INTEGRADO


O projeto foi elaborado pela professora Márcia Barros Costa, desde 2007 no segundo semestre e desenvolvido nas turmas do ensino médio (EJA) no Colégio Estadual Hamilton de Jesus Lopes, Salvador/Bahia, envolvendo as disciplinas de Filosofia, História, Inglês e Biologia.

IDENTIFICAÇÃO:
* O Projeto Conhecimento Integrado foi desenvolvido dentro de uma visão da educação voltada  para integração do HOMEM consigo mesmo e depois com o todo que faz parte.


FINALIDADE:

*  OBJETIVO GERAL:
   Oportunizar ao educando a integração dos conteúdos programáticos nas disciplinas envolvidas    (Filosofia, História, Biologia e Inglês) e nas demais áreas do conhecimento, desenvolvendo suas    faculdades e qualidades formadoras do seu SER.
*OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
       1. Facilitar o intercâmbio interdisciplinar entre as diversas disciplinas envolvidas no projeto e  demais áreas do conhecimento;
        2. Possibilitar ao educando a compreensão dos conhecimentos das diversas áreas do conhecimento   dentro de uma visão holística;
         3. Desenvolver no alunado o hábito de socialização, cooperação e respeito mútuo;                         
       4  Propiciar   o desenvolvimento das mídias na prática  docente e discente;                                            
     5.Desenvolver no alunado as seguintes habilidades cognitivas:observar, comparar, relacionar, descrever e concluir.
* JUSTIFICATIVA:
   Há algo fundamentamente e radicalmente errado quanto à educação. Ao viajar pelo mundo notamos que estamos fabricando através da educação, um padrão de seres humanos "estéreis" e desintegrados e, quando não raro, de ações caducentes. Basta olhar para o planeta e para a humanidade e ver seu estado de confusão. Entendemos que apenas instruindo o homem fazendo-o coligir e correlacionar fatos e técnicas, estamos educando-o.Fizemos de informações, instruções, testes e diplomas critérios de educação. Sem sequer compreender que o ignorante não é o não instruído, mas sim o que não se  autoconhece.
Para Pedro Demo (2005) "Mais que dominar conteúdos é mister saber pensar". É importante ensinar a pensar a enfrentar desafios internos e externos, e fazer do ato de viver a grande oportunidade para a ampliação de subsídios na investigação da própria realidade.
Assim, importa auxiliar que o HOMEM conheça sua estrutura não somente física, mas também, psíquica, moral(espiritual) e possa então, se  autoconhecer, logo EDUCAR-SE.
O projeto foi desenvolvido para ser realizado nas quartas-feiras,  com visitações como: locais históricos, empresas, fábricas, bibliotecas, museus, jardim zoológico, parque  ecológico etc.
Cada professor dentro de sua disciplina deverá explorar o conhecimento das relações, facilitando ao educando despertar, conhecer e desenvolver um raciocínio lógico, partindo do particular para a compreensão do todo. Pois, viver é ser e estar em relação com o todo do qual faz parte.

As ações eram planejadas com a coordenação, turmas envolvidas, dia da visita, local da visita e os critérios a serem observados, anotados, filmados, fotografados.
Dentro da proposta do projeto já visitamos: Parque São Bartolomeu,Jardim Zoobotânico Jetúlio Vargas, e  alguns fortes de Salvador, vivemos experiências fantárticas, aulas de campo fora do tradicional.


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha interagir conosco!!!